17 Oct Prevenção
As estratégias para prevenir a transmissão da doença incluem manter uma boa higiene pessoal, lavar as mãos, evitar tocar os olhos, nariz ou boca com as mãos sujas e tossir ou espirrar em um lenço de papel e colocar o lenço diretamente em um recipiente de lixo.
Medidas de distanciamento físico são recomendadas para prevenir a transmissão. Os profissionais de saúde que cuidam de alguém que pode estar infectado devem usar as precauções padrão, precauções de contato e proteção para os olhos.
Enxaguar o nariz e gargarejar com enxaguante bucal não são eficazes.
Controles de riscos
A hierarquia das medidas de controles de riscos é uma estrutura amplamente usada em segurança e saúde ocupacional para agrupar controles de riscos por eficácia. Onde os riscos do COVID-19 não podem ser eliminados, os controles mais eficazes são os controles de engenharia, seguidos pelos controles administrativos e, finalmente, o equipamento de proteção individual. Os controles de engenharia envolvem isolar os funcionários dos riscos relacionados ao trabalho sem depender do comportamento do trabalhador e podem ser a solução mais econômica para implementar. Controles administrativos são alterações nas políticas ou procedimentos de trabalho que exigem ação do trabalhador ou empregador. O equipamento de proteção individual (EPI) é considerado menos eficaz que os controles de engenharia e administrativos, mas pode ajudar a evitar algumas exposições.
Todos os tipos de EPI devem ser selecionados com base nos riscos para o trabalhador, devidamente ajustados conforme aplicável, usados de maneira consistente e adequada, regularmente inspecionados, mantidos e substituídos, conforme necessário, e adequadamente removidos, limpos e armazenados ou descartados para evitar contaminação.
fontes:
1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Pandemia_de_COVID-19
2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Controle_de_riscos_para_COVID-19_no_ambiente_de_trabalho